sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Abertas as inscrições para discentes no PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/UFAL) - CICLO 2024-2025


Estão abertas, até o dia 27/08, as inscrições para participação como aluno/a bolsista e aluno/a voluntário/a, a partir do 2º período do curso de ciências sociais, no Projeto de Pesquisa (PIBIC/UFAL) intitulado Patrimônio cultural como instrumento de ação social: um estudo de mapeamento do patrimônio cultural das cidades de Maceió e Penedo (Prof. Rafael Rodrigues). Os/as interessados/as não podem ter vínculo empregatício e devem 1º) Realizar Cadastro Único no SIGAA (caso não possua): ir no Menu Bolsas → Cadastro único → Aderir; 2º) Demonstrar interesse em um plano de trabalho no SIGAA, tanto para bolsistas, quanto para voluntários: ir no Menu Discente → Bolsas → Oportunidades de bolsas. Os planos de trabalhos associados ao projeto são dois: Patrimônio cultural como instrumento de ação social: um estudo de mapeamento do patrimônio cultural da cidade de Maceió (bolsa FAPEAL); Patrimônio cultural como instrumento de ação social: um estudo de mapeamento do patrimônio cultural da cidade de Penedo (voluntário). Sugiro a leitura do edital em anexo, especialmente, o ponto 12: REQUISITOS E COMPROMISSOS DO BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Professora Rachel Rocha toma posse no Conselho da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, no dia 20/08/2024


A professora Rachel Rocha, fundadora do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/UFAL), estará tomando posse no Conselho da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. É uma grande alegria para o LACC poder contribuir com este importante órgão. O evento ocorrerá hoje, dia 20/08/2024, às 15:00 horas, na sede a Imprensa Oficial.

Lançamento do livro Formação de professores e construção de saberes na contemporaneidade, organizado pelo professor Amaro Braga Xavier


Acaba de ser lançado o livro Formação de professores e construção de saberes na contemporaneidade, organizado pelo professor Amaro Braga Xavier, pesquisador do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/UFAL). O livro apresenta os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Iniciação a Docência,o PIBID/UFAL.

O professor Amaro Braga Xavier estará participando das 8as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP, entre os dias 20 e 23 de agosto de 2024


O professor Amaro Braga Xavier, vinculado ao Instituto de Ciência Sociais da UFAL, e pesquisador do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/UFAL), estará participando das 8as. Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP, entre os dias 20 e 23 de agosto de 2024, com a apresentação do trabalho Como Utilizar as Histórias em Quadrinhos para Ensinar Sociologia? O trabalho se constrói de forma ensaística, metodologicamente estruturado em torno de um relato de experiência na prática de ensino de sociologia utilizando exemplos concretos de uso dos quadrinhos. Mapeio exemplos diversos nos mais variados gêneros e subgêneros de quadrinhos e suas associações com os temas do currículo de ensino de sociologia, apontando suas potencialidades e desafios. Enfatiza como o uso das HQs nas aulas de sociologia propicia os fatores apontados pelos PCNs da área, como a desnaturalização, a problematização, a contextualização, a reflexão e a interdisciplinaridade. Ele também estará coordenando a Sessão Temática QUADRINHOS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO.

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Colóquio do LACC


 



Acontece nesta próxima segunda-feira, 2 de setembro de 2024, o Colóquio do LACC. Uma reunião de apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos do Mestrado em Antropologia Social da UFAL, cujos pesquisadores e pesquisadoras estão associados ao Grupo de Pesquisa do LACC - Laboratório da Cidade e do Contemporâneo, coletivo que reúne professores, pesquisadores e estudantes interessados em diferentes fenômenos urbanos contemporâneos.

O Colóquio ocorrerá no Auditório Prof. Paulo Décio, no ICS - Instituto de Ciências Sociais da UFAL. Das 17h às 19h e contará com quatro apresentações:

E TUDO COMEÇA PELA COZINHA: UMA AUTOETNOGRAFIA A PARTIR DA VIVÊNCIA COMO YABASSÉ NO TERREIRO ILÊ AXÉ YAKELOMIMPANDÁ.

MARIANA RODRIGUES DOS SANTOS

Graduada em Gastronomia - Faculdade  Pitágoras (Anhanguera). Mestranda em Antropologia Social pelo PPGAS-ICS - UFAL

 

TRADIÇÃO E ESTÉTICA DO SABER  NA PRODUÇÃO DE FARINHA NA NA ZONA DA MATA EM ALAGOAS

ERIVALDO DAMIAO SANTOS 

Graduado em Ciências Sociais Licenciatura- ICS-UFAL. Mestre em Sociologia pelo PPGS-ICS -UFAL. Professor de Sociologia, História e Ensino Religioso. Mestrando em Antropologia Social pelo PPGAS-ICS- UFAL.

 

COCO DE RODA ALAGOANO A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE O GRUPO PAU DE ARARA

LÍVIA MONTEIRO MARINHO 

Graduada em Serviço Social (Faculdade Raimundo Marinho), Especialista em Saúde Pública. Especialista em Docência do Ensino Superior e Mestranda em Antropologia Social pelo PPGAS-ICS-UFAL


RELIGIOSIDADE E POLÍTICA: PERCEPÇÕES DECOLONIAIS DE UM GRUPO DE MISSIONÁRIAS FILHAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

ANA DE SOUZA 

Graduada em Serviço  Social pela Universidade Federal  de Alagoas- UFAL. Especialista em Gestão  e Controle Social das Políticas  Públicas- UFAL; Especialista em Gestão  de Sistemas  e Serviços  de Saúde  - UFAL. Atualmente atua como Assistente Social na Secretaria  Municipal de Saúde  de Maceió, com experiência  em saúde coletiva e saúde  pública. Mestranda em Antropologia Social pelo PPGAS-ICS- UFAL.


Os trabalhos serão avaliados e comentados pelos Professores do LACC: Prof. Dr. Rafael Rodrigues, Prof. Me. Bruno Cavalcanti e o Prof. Dr. Amaro X. Braga Jr. 

A participação é gratuita e a inscrição feita na hora disponível de acordo com a lotação do auditório. 

Os participantes terão direito a certificado.   


Serviço: 

Colóquio do LACC

Segunda, 2 de setembro de 2024.

17h às 19h

Auditório Prof. Paulo Décio

Instituto de Ciências Sociais

 


quarta-feira, 12 de junho de 2024

Ciclo de leituras dirigidas do 1º Seminário Integrado do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/ICS/UFAL)


 


Dando continuidade ao 1º Seminário Integrado do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/ICS/UFAL), na quinta-feira, dia 20 de junho, às 19:00, daremos início ao nosso ciclo de leituras dirigidas. Na ocasião teremos a leitura dirigida e a discussão aberta do texto "O retrato de um menino Bororo: narrativas sobre o destino dos índios e o horizonte político dos museus, séculos XIX e XXI" (2007), do João Pacheco de Oliveira (UFRJ). O texto terá a apresentação dos/as discentes Igo Marques (cientista social pela UFAL e mestrando do PPG de Antropologia Social da UFAL) e Valéria Santana (geógrafa pela UNEAL e mestranda do PPG de antropologia social da UFAL).

A mediação será realizada pelo prof. Rafael de Oliveira Rodrigues.

O texto está disponível no link: https://doi.org/10.1590/S1413-77042007000200006

O evento será realizado de forma online, por meio do link: https://meet.google.com/twm-kxrw-ytp

Ou por meio do QRCODE na imagem acima. 

Todos/as estão convidados. 

Mais informações pelo e-mail: rafael.rodrigues@ics.ufal.br




quarta-feira, 5 de junho de 2024

1º Seminário Integrado do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/ICS/UFAL)



Este ano o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/UFAL) estará comemorando 20 anos. Para marcar esta data estaremos realizando um ciclo de seminários, com início na quinta-feira, dia 06/06, às 19:00. Nosso primeiro seminário será realizado de forma online, com a participação dos professores Rafael de Oliveira Rodrigues (PPGAS/ICS//UFAL) e João Paulo Muniz (IFAL - Unidade Santana do Ipanema). O título desta primeira sessão será A Coleção Perseverança: do Quebra de Xangô ao processo de reconhecimento como patrimônio nacional pelo IPHAN. O acesso à sala pode ser feito pelo QRCode na imagem ou por meio do link abaixo.

segunda-feira, 27 de maio de 2024



 

No dia 15 de maio de 2024, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) anunciou as dissertações e teses que irão concorrer a Edição 2024 do Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais. O pesquisador Maicon Marcante, pesquisador do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo teve sua dissertação selecionada pelo PPG de Antropologia da UFAL para concorrer o prêmio ANPOCS e teve sua indicação aceita pela ANPOCS.

Marcante está concorrendo ao prêmio com a sua dissertação de mestrado, intitulada Coleção perseverança: uma etnografia da mediação no processo de patrimonialização.

Autoria: Maicon Marcante; Orientação: Rachel Rocha de Almeida Barros UFAL - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Disponível em:  

https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/13119


No dia 05 de abril de 2024, o prof. Rafael de Oliveira Rodrigues, do Setor de Antropologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participou do evento Práticas etnográficas e campos de trabalho antropológico, organizado pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele compôs a Mesa II: Processos de inventariação de bens patrimoniais, coordenada pela Profa. Alicia Castells (UFSC), apresentando a fala “Metodologias colaborativas e produção de inventários: identificação e preservação do patrimônio cultural . A mesa também contou com a participação da professora Patrícia Martins (Instituto Federal do Paraná IFPR – Curitiba, Brasil) e de Carla Ferreira Cruz  (Técnica I |Coordenação Técnica| IPHAN - Superintendência de Santa Catarina)


terça-feira, 21 de maio de 2024

Participação de pesquisadora do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC) no Canjerê do Posubétá’



Tamara Caetano, discente do PPG de antropologia da UFAL, e pesquisadora do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC), do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participou, na sexta-feira, dia 03/05/2024, do evento intitulado Canjerê do Posubétá’. O evento foi realizado pelo O Ilé N’Ifé Omi Omo Posú Betá, com a finalidade de promover uma roda de troca de saberes ancestrais. A abertura do evento teve como destaques a matriarca da casa Mãe Miriam, Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, com a fala sobre a ‘História da religião afro’, e a mesa intitulada Terreiro, memória e patrimônio, composta pela pesquisadora do LACC Tamara Caetano, em conjunto com os discentes Railton Teixeira e Roseane Silva, da antropologia da UFAL. Seus interesses de pesquisa são Antropologia dos Museus, Antropologia Audiovisual, Acervo Fotográfico, Culturas Afro-diásporicas, Educação patrimonial, Memória negra, Patrimônio cultural, Decolonialidade patrimoniais, Relações Étnico-Raciais e Educação.


Mais informações em Jornal de Alagoas - Canjerê Posubétá: evento promove troca de saberes ancestrais em Maceió

Ou @lacc.ics.ufal

Jornal de Alagoas (foto Jornal de Alagoas, 2024)

quinta-feira, 16 de maio de 2024

V Seminário nacional e I Seminário Internacional do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano (NUDES)


O I Seminário Internacional do Nudes, está com chamada aberta para a submissão de Resumo Expandido nas modalidades de Comunicação Oral e Pôster. Desde 2017 o NUDES e o LACC têm trabalhado juntos por meio de parcerias entre alguns de seus integrantes. 

https://campusdosertao.ufal.br/grupo/nudes/s_trabalhos.html

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.