segunda-feira, 27 de maio de 2024



 

No dia 15 de maio de 2024, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) anunciou as dissertações e teses que irão concorrer a Edição 2024 do Concurso Brasileiro de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais. O pesquisador Maicon Marcante, pesquisador do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo teve sua dissertação selecionada pelo PPG de Antropologia da UFAL para concorrer o prêmio ANPOCS e teve sua indicação aceita pela ANPOCS.

Marcante está concorrendo ao prêmio com a sua dissertação de mestrado, intitulada Coleção perseverança: uma etnografia da mediação no processo de patrimonialização.

Autoria: Maicon Marcante; Orientação: Rachel Rocha de Almeida Barros UFAL - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Disponível em:  

https://www.repositorio.ufal.br/handle/123456789/13119


No dia 05 de abril de 2024, o prof. Rafael de Oliveira Rodrigues, do Setor de Antropologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participou do evento Práticas etnográficas e campos de trabalho antropológico, organizado pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele compôs a Mesa II: Processos de inventariação de bens patrimoniais, coordenada pela Profa. Alicia Castells (UFSC), apresentando a fala “Metodologias colaborativas e produção de inventários: identificação e preservação do patrimônio cultural . A mesa também contou com a participação da professora Patrícia Martins (Instituto Federal do Paraná IFPR – Curitiba, Brasil) e de Carla Ferreira Cruz  (Técnica I |Coordenação Técnica| IPHAN - Superintendência de Santa Catarina)


terça-feira, 21 de maio de 2024

Participação de pesquisadora do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC) no Canjerê do Posubétá’



Tamara Caetano, discente do PPG de antropologia da UFAL, e pesquisadora do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC), do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), participou, na sexta-feira, dia 03/05/2024, do evento intitulado Canjerê do Posubétá’. O evento foi realizado pelo O Ilé N’Ifé Omi Omo Posú Betá, com a finalidade de promover uma roda de troca de saberes ancestrais. A abertura do evento teve como destaques a matriarca da casa Mãe Miriam, Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, com a fala sobre a ‘História da religião afro’, e a mesa intitulada Terreiro, memória e patrimônio, composta pela pesquisadora do LACC Tamara Caetano, em conjunto com os discentes Railton Teixeira e Roseane Silva, da antropologia da UFAL. Seus interesses de pesquisa são Antropologia dos Museus, Antropologia Audiovisual, Acervo Fotográfico, Culturas Afro-diásporicas, Educação patrimonial, Memória negra, Patrimônio cultural, Decolonialidade patrimoniais, Relações Étnico-Raciais e Educação.


Mais informações em Jornal de Alagoas - Canjerê Posubétá: evento promove troca de saberes ancestrais em Maceió

Ou @lacc.ics.ufal

Jornal de Alagoas (foto Jornal de Alagoas, 2024)

quinta-feira, 16 de maio de 2024

V Seminário nacional e I Seminário Internacional do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano (NUDES)


O I Seminário Internacional do Nudes, está com chamada aberta para a submissão de Resumo Expandido nas modalidades de Comunicação Oral e Pôster. Desde 2017 o NUDES e o LACC têm trabalhado juntos por meio de parcerias entre alguns de seus integrantes. 

https://campusdosertao.ufal.br/grupo/nudes/s_trabalhos.html

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.